É amplamente sabido e expressamente defendido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que o crescimento de PME’s é o principal responsável pela criação de novos empregos, pelo aumento da produtividade geral e competitividade dos mercados, além de ser extremamente benéfico para a inovação, para o auxílio a economias locais e regionais, dentre outros. Ou seja, o crescimento de PME ́s é diretamente associado ao desenvolvimento econômico e social de uma comunidade.
Além disso, são figuras especialmente relevantes no cenário brasileiro os cartéis, as práticas concorrenciais desleais, a corrupção e todas as outras mazelas ligadas, direta ou indiretamente, ao chamado “capitalismo de compadres”. A ascensão de inúmeras PME’s traz, como efeito, o combate a todas estas mazelas também. São benefícios indiretos, mas extremamente desejados para que o Brasil possa realmente se transformar, no caminho certo.
Por aqui, em geral as PME ́s são empreendimentos familiares, que compram e vendem no mercado local ou regional, o que faz a economia crescer e atrai diversos outros benefícios (“indiretos”), especialmente de ordem cultural. Repare: se é necessário para que empresas familiares se desenvolvam, que as famílias detentoras destas empresas também se desenvolvam (em capacidades comportamentais, principalmente), e se o âmago da cultura é a família, portanto o desenvolvimento de PME’s é também o desenvolvimento da cultura de um povo.
Contudo, a competição com as grandes empresas é tarefa desafiadora: além de suas desvantagens competitivas em virtude de escala, as PME ́s enfrentam desafios burocráticos e regulatórios semelhantes aos das grandes, que superam tais desafios com um esforço muito menor, proporcionalmente falando. Tais fatores exercem um peso excessivo sobre as PME’s e representam relevante e permanente risco à sua existência.
Existimos, portanto, para criar um Brasil melhor. E decidimos fazer isto por meio do auxílio ao desenvolvimento de empresas, pequenas e médias, e grupos empresariais familiares. Este é o nosso propósito, e, por sermos fiéis a ele, isto diz tudo sobre nós.
Acreditamos no desenvolvimento da sociedade por meio de empresas e famílias empresárias. Nossa missão é ajudar estas pessoas a alcançarem seus objetivos, sempre atuando com altos padrões técnicos e humanos, ética e inteligência.
Ser referência em assessoria jurídica a empresas e famílias empresárias no Espírito Santo.
Altos padrões técnicos e humanos. Aplicamos regras comerciais e as melhores e mais modernas práticas com ética e inteligência para ajudar a tornar a experiência jurídica mais eficiente e acessível para nossos clientes.
Advogado e Consultor Sênior, especialista em assuntos empresariais, como tributário, societário, governança corporativa, estratégia, (re)estruturação de negócios e sucessões. Mestre em contabilidade pela FUCAPE, especialista em Direito Corporativo pelo IBMEC, em Direito Financeiro pela Metodista e em Liderança e Desenvolvimento Humano pela FUCAPE. Professor na FUCAPE e na FGV (CADEMP), ministrando disciplinas nas áreas tributária, de estratégia e liderança. Membro de Conselhos de Administração de grupos empresariais dos setores de comércio e serviços e membro do Comitê de Assuntos Legislativos da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES).
Advogado Sênior, especialista em assuntos empresariais, direito tributário, cível e contratual. Aluno especial do mestrado em Direito Processual Civil da UFES. Especialista em Direito Processual Civil pela FDV e em Liderança e Desenvolvimento Humano pela FUCAPE. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/ES.
Advogada com atuação precípua nas esferas trabalhista, direito de família e direito empresarial, com destacada habilidade organizacional e de comunicação interpessoal. Possui experiência em secretaria de governança junto a Conselhos de Administração. Participa do Grupo de Estudos “Mundo do Trabalho e Cidadania” coordenado pelo professor Adib Salim, ligado a UFES, e também da CDL Jovem Vitória.
Advogado com atuação principal nas searas tributária e processual civil. Cursa, atualmente, pós-graduação em Direito Tributário e mestrado (aluno especial) em Direito Processual Civil na UFES. Ainda enquanto acadêmico, estagiou junto a gabinete de Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, e também em gabinete de Procuradora da República do Ministério Público Federal.
Formado em Contabilidade pela FUCAPE Business School com um currículo voltado para a Contabilidade Global, e graduando em Direito pela FDV, Igor possui vasta experiência de mercado em contabilidade gerencial, finanças, planejamento tributário, compliance fiscal e gestão empresarial. Busca aliar suas competências contábeis e empresariais a recente formação em Direito para construir soluções jurídicas e empresariais eficientes.